Alimentação Saudável - ALMOÇO E JANTA
Publicado em 27/08/2009
Após o café da manhã, a pessoa esta pronta para realizar as suas atividades seja ela qual for. Na parte da manhã não fiquem tomando um cafezinho atrás do outro, nem fumando, comendo salgados ou doces industrializados cheios de produtos químicos prejudiciais a saúde e ao meio ambiente, não beba refrigerante, bebida artificial contendo adoçantes, gás carbono, aromas, conservantes, que certamente também não lhe fará bem.

Beba água mineral, não a de torneira, sucos naturais ou coma frutas orgânicas, livres de agrotóxicos e mais ricas em nutrientes.

Se você ira almoçar as 12:00 horas uma hora antes não coma e não beba mais nada, deixe o seu estomago descansar se preparando para a próxima refeição.

Quando for almoçar as 12:00 h se este for o teu horário, o primeiro passo é ter um Ritual do Almoço, este Ritual consiste em você se harmonizar e harmonizar o local onde ira almoçar, para isto, não leve problemas do dia a dia para a mesa, não fale de assuntos ruins, não fiquem brigando com os cachorros, desliguem a televisão, radio ou aparelho de som, aprendam a escutar o silencio e a dialogarem entre si, isto é muito saudável. Organize a vida de vocês para ter tempo para almoçar, mastigando bem os alimentos, sentindo o seu sabor e aroma e não simplesmente só engolindo. Quanto aos pensamentos tente acalmar a mente para saber o quanto comer, deixando o cérebro e o estomago bem sintonizados para que um escute o outro. O alimento é sagrado, pense na “Santa Ceia” sem se alimentar não existe vida, por isto respeite e valorize o alimento e principalmente quem fez e o que colocou na mesa. Ao sentar na cadeira para almoçar, cuide da postura, nada de cabeça baixa e ombros caídos, postura reta, alerta, viva, observando tudo ao seu redor na maior calma possível.

Para iniciar o almoço comece pela salada mista o mais colorida possível, temperada naturalmente, com verduras e legumes orgânicos e não convencionais ou hidropônicas. Em seguida o segundo prato com arroz integral, varie os feijões, ovos caipiras e se for utilizar de carnes, de preferência aos peixes, as aves criadas no sistema caipira (produção orgânica) e se for o caso comer carne vermelha, muito pouco.
Durante o almoço não beba liquido e nem coma doces para não prolongar a digestão. Após o almoço chupe uma ou duas laranjas ou coma uma fatia de abacaxi é bom para digestão. Após o almoço, se possível é saudável um cochilo de meia a uma hora, pois energiza o corpo re descansa a mente.
Ao retornar ao trabalho no período da tarde não se esqueça de beber água, e se tiver tempo como algo entre as quinze e dezesseis horas, podendo ser um copo de leite com café ou chocolate, pão integral com derivados de leite.

Entre as dezoito horas e vinte horas é essencial a pratica esportiva, pois o corpo humano, não foi feito para ser sedentário, se livrando desta forma de vários problemas que afeta a saúde de quem não pratica atividade física.

Como atividade física eu recomendo a pratica de Karatê-dô, estilo Shotokam, pois eu o pratico a mais ou menos treze anos e pude observar muito claramente a melhoria que eu e meus companheiros e companheiras de treino tivemos. Melhora esta relacionada ao fortalecimento de toda a massa muscular, melhor condicionamento físico, melhora na auto-estima, ficou mais calmo e sereno, com mais persistência e vontade para realizar o nosso trabalho, fortalecimento espiritual e psicológico. E varias outras vantagens relacionadas a uma melhor qualidade de vida.

E também como atividade física não poderia deixar de elogiar a Yoga, atividade esta que minha mãe de oitenta anos de idade pratica a mais de dez anos, com resultados espetaculares em sua saúde e qualidade de vida.

Depois da atividade física a sensação de bem estar físico e psicologicamente é muito grande e com isto a vontade de comer diminui sendo que uma janta leve, irá satisfazer plenamente o apetite da pessoa.
Esta janta poderá ser somente frutas, ou só sucos de frutas ou vitaminas, somente salada mista ou sopas e canjas leves.

O horário desta janta automaticamente será entre as dezenove horas e vinte horas, sendo que quando a pessoa for dormir em torno das vinte e três horas, já terá feito bem a digestão, para com isto ter um sono profundo, continuo, dormindo bem a noite toda, acordando disposto para mais um dia de boas realizações. Para ter uma boa alimentação, equilibrada com proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias encontradas nos alimentos são necessários diversificar a alimentação é superimportante saber a origem dos alimentos que ira consumir, por isto os alimentos orgânicos com o selo de certificação e origem, são os recomendados para se ter uma boa alimentação, preservando e melhorando a sua saúde, fazendo do alimento saudável o seu remédio e não a conta na farmácia da esquina uma garantia de vida longa e com qualidade. Para fortalecer o sistema imunológico e resistir às doenças é fundamental uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Existem outros tipos de alimentos do qual as pessoas não podem se esquecer e devem fazer uso continuo deles, que são, ouvir boas musicas com letras saudáveis, ritmos leves, que transmitam calma e paz, filmes com mensagens nobres e fotografias da natureza intacta e preservada, programas de televisão realmente com fins educativos e não prostituidos, políticos trabalhando para o bem comum e não interesse próprio, companhias boas, que transmitam energias positivas, senso elevado de limpeza e higiene, não verbalizar palavras grosseiras e mentirosas (tão comum no planeta terra) manter o tom de voz adequado e não ficar gritando, e fazer uso de vários outros bons hábitos que só transmitam energias positivas e não negativas.

Neste século vinte e um o ser humano irá se reencontrar com o conhecimento transcendental, que lhe foi tirado, por muitos ditadores e falsos profetas, estes verdadeiros conhecimentos é que irão libertar o ser humano da cegueira que ele se encontra, sendo muito facilmente enganado servindo aos interesses de poucas pessoas e grupos econômicos. Por isto quando se fala de se alimentar é preciso ficar atento que o alimento não é somente aquele que entra pela boca, mas também aquele que entra pelo nariz, olhos, ouvidos, pele e também através do conhecimento espiritual, conhecimento este que já serviu de muito pretexto para matar, roubar, enganar, manter a escravidão, servir a instituições extremamente diabólicas, e que em pleno século vinte e um ainda continuam enganando e muito, por este motivo a pobreza e o sofrimento só aumentam no planeta terra. Diga não a estes ou a estas pessoas ruins venham para o time do bem e pare de ser enganado e usado para enriquecer a poucos, acorde, desperte deste sono profundo, o planeta terra pede uma mudança urgente nos rumos.

Fala-se muito hoje em dia em sistemas sustentáveis de produção e de vida, para que as futuras gerações tenham um planeta Terra melhor para morar e viver, mas também é urgente preparar um ser humano melhor para morar e viver neste planeta, do contrario será um planeta de guerras, desgraças, tragédias, morte em massa, ou seja, muito sofrimento, simplesmente por que não respeitaram a lei de Causa e Efeito, fez o mal irá colher o mal. Tenham boa sorte, o tempo irá dizer qual o caminho escolheram para viver, espero que seja o caminho de equilíbrio com a natureza do planeta e com a sua própria natureza, pois estas duas naturezas estão ligadas. O que acontecer com o planeta terra irá acontecer com os moradores dele.

Marcos Alberto Seghese - Autor
Engenheiro Agrônomo
email: seghese@cesumar.br

Voltar
 
 Leia mais
› Senadora Marina Silva‏
› Encontro com Marina Silva
› Agricultura Familiar‏
› Agroindústria Familiar‏
› A Importância da Agroecologia para o Planeta Terra
› Agronegócio, um modelo esgotado‏
Veja mais artigos »»»
Topo  Voltar
www.projetovidanocampo.com.br
© Copyright 2018 - All Rights Reserved
Hozt Internet | Hospedagem e Web Design